19 outubro 2015

Segunda sem carne #M5


Eu não sou vegetariana, nem vegana, nem nada do tipo. Também não vou chegar aqui e dizer pra vocês abandonarem a carne. Eu vim trazer uma dica e um desafio! Que tal não comer produtos de origem animal uma vez na semana? Descobrir novos sabores pode ser divertido!

Admito que já tentei ser vegetariana, sem sucesso. Simplesmente não resisto a um sushi ou uma churrasco, me julguem, me condenem, mas não vou mentir. Descobri que um dos motivos pra não ter conseguido isso foi a mudança drástica no cardápio, simplesmente resolvi parar de comer carne e parei. Não dá pra ser assim, o processo deve ser uma transição suave. E como esse não é o foco da postagem, vamos ao que realmente interessa aqui!



A proposta da Segunda Sem Carne é inserir o vegetarianismo de forma suave. Afinal, se você consegue ficar um dia sem comer carne, consegue dois, três, quatro... Mas eu resolvi aderir a essa ideia simplesmente pelo desafio e pelo prazer de descobrir novos sabores, novas receitas e coisas que eu nem imaginava ser possível. Na página do projeto - Segunda Sem Carne - Você encontra adeptos da proposta, receitas (receitas deliciosas) e mais informações sobre isso. Achei a ideia válida e estou aderindo! Vamos nessa? A receita de hoje é:


Almôndegas de Lentilha

Ingredientes:
1 1/2 xícara de lentilhas cozidas
1 cebola pequena
1 dente de alho
3 colheres (sopa) de levedura de cerveja em flocos (2 colheres se for em pó)
2 colheres (sopa) de glúten de trigo (se for alérgico, não coloque!)
2 colheres (sopa) de shoyu
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 colher (sopa) de azeite
colheres (sopa) de água
1/2 xícara de pão ralado

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes, com exceção do pão ralado, no processador e pique até formar um purê. Coloque numa tigela, junte o pão ralado e mexa com uma colher até ficar bem misturado. Com as mãos, faça pequenas bolinhas e salteie-as numa frigideira, com um fio de azeite, por cerca de 3-5 minutos, só para ficarem douradas. Coloque-as numa travessa de ir ao forno, com um fio de azeite no fundo, e leve ao forno a 180ºC durante aproximadamente 18 minutos (as almôndegas devem ser viradas um ou duas vezes para cozinhar uniformemente). Sirva como preferir.
Eu comi com arroz branco e batatas bravas (trago essa receita depois!).

Retirei essa receita da própria página do projeto e se você deseja outras, tem dezenas de sites que podem ajudar. Trouxe meus favoritos:

Tudo Gostoso - Vegetariana
Cantinho Vegetariano
Receitas Vegetarianas.net
Menu Vegano
Portal Natural - Vegetarianas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e mais ainda por comentar! ;)